4 raças de cães mais fáceis de treinar!
3/25/20245 min read
Sabias que existem raças de cão que são mais fáceis de treinar que outras?
Os cães têm sido considerados os melhores amigos do homem há milhares de anos, em suas diversas formas, tamanhos e cores. A maioria das raças de cães foi criada para desempenhar alguma atividade específica, como caça, corridas, pastoreio, entre outras.
Hoje em dia, grande parte das famílias busca cães para companhia e estas funções iniciais não são mais tão necessárias, mas estão relacionadas ao comportamento e habilidades dos nossos cães.
Uma das principais diferenças entre as raças de cães reside na facilidade com que aprendem e treinam. Nem todos os patudos são iguais quando se trata de treinamento.
Algumas raças de cão são mais obedientes e mais fáceis de treinar do que outras, o que pode facilitar a vida dos tutores, principalmente os menos experientes. A tarefa de treinar um cão nunca será uma tranquilidade total, mas algumas raças têm uma facilidade natural de aprendizagem.
Alguns patudos aprendem e esquecem rapidamente, enquanto outros aprendem mais lentamente e lembram-se do que aprenderam. Os cães que se distraem facilmente são mais difíceis de educar no dia-a-dia. Patudos com elevado instinto de caça têm necessidades de treino distintas. Os cães mais independentes compreendem rapidamente o que os tutores pretendem deles.
Apenas a raça importa?
O processo de aprendizagem é semelhante para todos os cães, mas cada animal é único e a raça é apenas um dos aspectos envolvidos. Fatores como personalidade, características parentais, características da ninhada e manuseamento também são muito importantes para determinar a facilidade de aprendizagem de cada cão.
Quando se trata de comportamento e obediência, não há nada exato. Mas procura por um peludo que facilite a sua vida neste aspecto, é bom considerar uma raça com características como a inteligência e o desejo em agradar, que tendem a responder bem ao treinamento.
E é importante considerar que mesmo que muitas pessoas não queriam adestrar ou fazer um treinamento avançado com o seu cão, treinos básicos são muito importantes para que o animal se comporte bem na companhia de pessoas e outros animais. Além de ser uma estratégia para controlar o seu temperamento e melhorar a convivência com a família.
Com isso em mente, separamos 4 raças de cães consideradas fáceis de treinar e que são ótimas alternativas para tutores inexperientes!
Bichon frisé
O bichon frisé é originário da França é um ótimo cão de companhia! É amável, carinhoso e muito sociável.
É muito inteligente e aprende rapidamente. Gosta de fazer truques e tem um jeito brincalhão que encanta a família. Não costuma ladrar em excesso, somente quando muito excitado ou para alertar os tutores.
Tende a ser um cão doce e sossegado, o que não quer dizer que seja pouco enérgico. Ele gosta muito de brincadeiras e não aprecia muito ficar sozinho, portanto, é importante que os tutores possam passar tempo com ele.
Maltes
É um cão muito inteligente, mas que pode ser um pouquinho teimoso e muito determinado.
Cavalier King Charles Spaniel
São obediente e adaptam-se facilmente as técnicas de treinamento. Esta raça de cão é muito indicada para tutores de primeira viagem e pessoas que não possuem muita experiência com cães.
Golden Retriever
Estes cães amam brincar e se dão bem com estranhos, crianças e outros animais. São ótimos companheiros para suas famílias e adoram esportes. Eles têm muita energia e precisam de muita atenção e brincadeiras.
É preciso ter bastante disposição para acompanhar-lhes nas atividades, pois necessitam de muitos exercícios diários para manterem a forma e a saúde mental.
É uma raça muito inteligente e obediente, de fácil treinamento. Gostam muito de aprender e agradar, o que faz com que sejam muito adequados para diferentes trabalhos, seja para caça, para atuar como cão-guia, de resgate e de terapia, ou apenas para ser o companheiro fiel de uma família
Então...
Dá mesma foram que existem raças mais fáceis de treinar, tem as raças mais difíceis. Cada cão vai levar o seu tempo para aprender e entender o que você espera dele.
Independentemente da facilidade de aprendizagem do patudo, treinar qualquer cão vai exigir que o tutor dedique-se, tenha paciência, consistência e muita boa vontade!
Em casos mais complexos, mesmo para as raças mais fáceis de treinar, pode ser indicado buscar ajudar de um profissional de comportamento canino para ajudar!
Esta raça de cão veio da região de Malta e é facilmente reconhecido pelo longo pelo branco! É uma raça muito popular não só pela aparência, mas pelo temperamento dócil e afetuoso.
Eles são muito brincalhões e adoram fazer amizades com animais e seres humanos. Também costumam gostar de colo e afagos e se adaptam com facilidade a estilo de vida do tutor.
O treinamento deste cão não demanda muito esforço pois ele tem muita facilidade em aprender, principalmente se os treinos começarem quando cachorros.
Este cão é um descendente da realeza inglesa, feito para o aconchego e o conforto do colo de seus tutores. São cães carinhosos e gostam muito de pessoas de todas as idades. Além disso, são bastante tolerantes e extremamente adaptáveis
Apesar de serem calmos e tranquilos, tem bastante energia e gostam muito de brincar e passear.
É um excelente cão de companhia e sempre estará a tentar agradar seu tutor.
Lindos e reluzentes, foram criados por um barão escocês. Esses grandões amigáveis e brincalhões conquistam as pessoas por onde passam. A alegria estampada na expressão destes cães também está presente na personalidade.