Treino de Socialização
A processo de socialização nos cães é crucial quando ainda são cachorros, pois nesta fase os cães estão em constante aprendizagem, são curiosos com objetos, sons, pessoas e outros animais e não há elevadas alterações hormonais. De acordo com estudos, o ideal seria iniciar o processo de socialização do cão filhote durante a fase crucial entre os 2 aos 5 meses de idade com diferentes estímulos, como o contato com outros cães, pessoas, crianças e sons diversos. É possível então dizer que a socialização em cães ainda filhotes pode ser considerada uma forma de “vacinação” contra problemas comportamentais futuros.
Portanto, há muitos cães já adolescentes ou adultos que tiveram um lapso de socialização nesta fase crucial e por conseguinte desenvolveram problemas comportamentais de socialização. Dentre os problemas de socialização mais comuns podemos citar agressividade e reatividade a outros cães, reatividade e/ou agressividade a crianças e/ou pessoas em geral, medo de pessoas, medo de barulhos distintos e ansiedade excessiva ao sair de casa ou ao visitar novos ambientes. Todos estes problemas comportamentais podem ser desenvolvidos pela falta de estímulos durante a fase de desenvolvimento crucial do cão (2-5 meses de idade). Felizmente, o nosso programa de socialização tem ajudado cães de qualquer fase (filhotes, adolescentes ou adultos) e idade.
Sim! Há solução para melhorar o comportamento do seu cão! Os treinos de socialização com a Thalita têm gerado grande sucesso em todos os casos de atendimento. Cães que antes não podiam sair à rua devido aos desvios comportamentais mencionados acima, hoje são cães disciplinados que já caminham de forma pacífica nas ruas e até mesmo descobriram o prazer em socializar com outros cães e pessoas diferentes. Além de tudo, dentro do programa de socialização, a Thalita criou um grupo de alunos avançados que ajudam nos treinos de outros novos alunos, isso ajuda os cães já avançados a permanecer em constante socialização com a supervisão de um profissional e ao mesmo tempo a melhoria no comportamento dos alunos ainda iniciantes.
“Tenho grande interesse em manter os meus alunos que já finalizaram as aulas de socialização no nosso grupo de socialização. Desta forma os meus alunos permanecem em constante contato com outros animais e estímulos diante da supervisão da professora. Parece até que eles sabem que são alunos avançados! Ajudam os outros cães iniciantes a superar o medo e permanecem calmos durante os treinos. Tornar esta rotina de estímulos comum para um cão que antes tinha problemas de socialização é imprescindível durante toda a sua vida.” Thalita Rosa